SKU - gestão fácil de stocks - bia.pt

O que é SKU e qual a sua importância para a gestão de stocks?

Não é a primeira vez que falamos da importância de uma boa gestão de stocks. E, desta vez, detalhamos ainda mais: vamos falar do SKU (Unidade de Manutenção de Stock, em português).

Voltamos a falar de gestão de stock, porque sabemos como é importante para os nossos parceiros ter uma noção fácil, rápida e exata de como está o seu armazenamento. Porque, no fundo, se os parceiros tiverem uma noção real e ao momento do seu stock, quem sai beneficiado é o cliente.

Vamos falar sobre o que precisam de saber sobre SKU e algumas dicas para o usarem.

 

O SKU é um código que deve explicar o produto

O SKU (por vezes chamado de código de produto) tem como principal objetivo ajudar a empresa a organizar o seu stock e as suas necessidades.

Com o SKU podem identificar, pesquisar e localizar o produto no vosso stock, ter um controlo maior do que está em stock e facilitar as integrações que possam ter com programas informáticos.

 

Como construir o SKU?

O SKU é um código único para cada produto e pode ser construído de forma a facilitar a identificação. Pode ter números e letras que ajudam a identificar rapidamente o produto ou, pelo menos, a sua categoria.

Por exemplo, no caso desta imagem, temos:

  • letras a representar a marca (LEV = Levis),
  • a categoria de produto (JN = Jeans),
  • o tipo de calças (SL = Straight leg),
  • o número (36)
  • e a cor (GR = Green).

exemplo de sku - bia.pt

 

É igual ao código de barras?

Não. O código de barras e o SKU são coisas diferentes e é importante serem geridos de forma diferente.

O SKU é um código mais humano, criado para ser lido por pessoas, visto que os seus números ou letras representam coisas e dizem logo muito sobre o produto.

O código de barras é uma sequência mais ou menos aleatória de números, conjugada com barras e espaços, pensada para ser lida por máquinas.

 

Cada produto tem um código próprio

Falar de 100 SKU diferentes é o mesmo que falar de 100 produtos diferentes. Podemos pensar neste código como o bilhete de identidade de cada produto diferente.

Uma só categoria de produto pode dar diferentes códigos, de acordo com a forma, cor, material ou tamanho do artigo.

 

DICA: criar listas de SKU

Uma das principais dicas para um gestão organizada dos vossos produtos, é criarem uma lista de SKU. Podem, por exemplo, criar um documento excel e, dividir o vosso tipo de produto pelas sheets.

Por exemplo, se venderem roupa de mulher, homem e criança, podem colocar os códigos únicos da roupa de mulher na sheet 1, os de homem na sheet 2 e por aí em diante.

 

A bia.pt permite SKU e código de barras

Exatamente porque é importante para nós que o vosso negócio tenha uma gestão de stocks facilitada, a bia.pt está preparada para as preferências de cada comerciante.

No nosso site têm a possibilidade de associar aos produtos o SKU, o código de barras ou ambos.

Já conhecias este conceito? A empresa onde trabalhas usa este tipo de código? Deixa-nos a resposta em comentário.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *