Adobe XD vs Sketch, quais as diferenças? Será que existem?

Qual é o melhor? Sketch ou Adobe XD? Em primeiro lugar, são dois programas para o layout de interfaces e construídos para conceber imagens vectoriais. Afinal quais são as diferenças entre os dois? Será que existem? Pois bem, são estas respostas que vou esclarecer.

Sem mais demoras, vou já clarificar que o Sketch não pode ser usado em Windows, portanto se tens windows… esquece. O Sketch só está disponível para a ‘maçã’, só para utilizadores de Mac OS.

Interfaces

Logo do sketch na aplicação Sketch
Logo do sketch na aplicação Sketch

Até as interfaces são bastante semelhantes, e a maioria dos ícones e botões são praticamente iguais em ambos.

Logo do Adobe XD
Logo do Adobe XD

Se compararmos um e outro, temos as camadas das layers no lado esquerdo, e a barra das ferramentas e de edição no lado direito. Apesar de no Sketch haver alguns comandos na parte superior. Portanto as diferenças são praticamente nulas. Acredito que um utilizador frequente da Adobe se sinta mais à vontade em trabalhar com o XD do que com o Sketch, mesmo eles sendo praticamente iguais, só pelo simples facto de a Adobe ter uma linguagem igual de botões e comandos na maioria dos programas o que faz com que seja um ambiente muito mais familiar. Contudo, o Sketch é muito intuitivo também e facilmente os utilizadores se ambientam.

Repeat Grid

Atenção!! Aqui está uma função que o Sketch não tem (pelo menos sem plugins). A repetição de grades. Dá um jeitão esta função! Não é preciso fazeres Copy-Paste para copiares um elemento qualquer. Basta clicar em Repeat Grid e existe a possibilidade de clonar o elemento como se o estivesse a aumentar ou a diminuir. É possível também fazê-lo para os lados, ou para baixo e as vezes que se quiser. Se quiser ter 3 vezes o objecto repetido, é possível, ou se o quiser ter 300 vezes repetido também é possível. E se quiser que um ou mais dos elementos clonados sejam diferentes do “pai”? Também é possível, basta desagrupar os objetos e é permitido editar o que se quiser. É simples, prático e rápido.

Prototipos

Até à bem pouco tempo atrás o Sketch não dava a possibilidade de prototipagem sem que fosse necessário recorrer ao InVision que é especializado em protótipos. Ou seja, para se criar um protótipo era preciso usar outro meio exterior ao Sketch para poder testar o projeto de User Experience que se estava a criar. E o que era (na minha opinião) um pouco aborrecido. Contudo, nos dias de hoje o Sketch evoluiu e já é possível fazê-lo no próprio Sketch, sem ser preciso algo exterior. Algo que o Adobe XD já dá para fazer à algum tempo também dentro do XD, apenas com a diferença que é uma prototipagem mais evoluída, com um leque maior de possibilidades.

Enquanto que no Sketch só dá para fazer as ligações e escolher o tipo de animação entre ecrãs (5), no XD também é possível fazer as ligações e escolher o tipo de animação (existem + 5 que no Sketch) e ainda é possível escolher o tipo de suavidade e duração entre as mesmas, e uma checkbox com a possibilidade de activação Preserve Scroll Position.

Portanto, mesmo com as limitações nesta vertente no Sketch (por agora) é possível fazer os protótipos que se quer sem ter de recorrer a plataformas exteriores, o que é bastante positivo. Boa Sketch, já não era sem tempo!

E afinal, Adobe XD ou Sketch?

É possível fazer o mesmo nos dois programas, de uma forma ou de outra e o que vai pesar mais na hora da escolha do software penso que é mesmo o sistema operativo (windows não dá para Sketch) e algum gosto pessoal. Talvez os utilizadores da Adobe prefiram o XD pela linguagem utilizada a que já estão habituados. Portanto são as duas boas escolhas, tanto o Sketch (https://www.sketchapp.com/) como o XD (https://www.adobe.com/pt/products/xd.html). São utilizados em muitas empresas para UX Design e são bem aproveitados por bons designers neste mundo fora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *